Novo Coronavírus e estamos como?
Estamos todos em reclusão social!
Para que isso não seja mais um problema, quero compartilhar com você algumas ideias que tive para manter minha disposição e paz de espírito.
Vamos lá?
1. Não passe adiante nenhuma informação que você não consiga verificar ser verdadeira. Isso pode ser motivo de alarde para muita gente.
Quem já não se cansou de fake news?
Não seja você a espalhar mais uma.
2. Mantenha sua casa limpa e arejada.
Independente de ter empregada que limpe para você, crianças e animais que sujem além da conta ou mesmo do tamanho da sua casa, mantê-la arejada e limpa é uma das melhores dicas que você pode receber. Está mais que noticiado que a higiene é a melhor aliada contra o Novo Coronavírus, mas além disso, está comprovado que, emocionalmente, a limpeza é uma grande aliada de bem-estar, alegria e disposição. Claro que se, como eu, é você quem limpa tudo, o cansaço pode te pegar vez por outra, mas não precisa fazer tudo sozinha. Junta a turma aí e proponha uma escala. Quanto mais gente envolvida no processo, melhor para todos.
3. Coloque sua leitura em dia
Para a maior parte da população, a principal razão para não ler é a falta de tempo. Se esse for seu caso, agora você terá mais tempo livre, ainda que seja um dos que trouxe o trabalho para casa. Hoje, com a reclusão social, ganhamos o tempo do deslocamento para o trabalho, do vai e vem para levar a meninada para a escola ou atividade complementar. Até o tempo gasto com as compras reduziu, porque as compras reduziram, não é?
Então, deixa de enrolação, pega aquele livro que você comprou meses atrás e abra.
Tenho certeza que você vai amar!
4. Se possível, trabalhe em casa
Não é opção para todos, mas para quem pode fazer assim, será a melhor opção para todos.
Não vou aqui repetir o que os jornais tanto falam, mas quero estimular você que é profissional liberal, empresário ou mesmo gerente a avaliar a possibilidade de fazer com que seu trabalho e dos seus funcionários (caso você tenha) seja feito em casa. Diminua reuniões, organize escalas, crie uma rotina nova e adequada a esses dias.
Creio que seria importante também fazer uma reflexão quanto ao futuro próximo. Não sabemos por quanto tempo isso vai durar.
Organize-se para trabalhar em casa.
5. Faça alguma atividade com suas crianças.
Esse é um enorme desafio para quem tem crianças muito pequenas em casa que necessitam de espaço, não se concentram mais que 5 minutos e gostam mesmo é de correr. Alguns condomínios já estão restringindo áreas de lazer e aí sobra mesmo a sua casa. Então acredito ser essa uma boa oportunidade de aproximação e fortalecimento de vínculos.
Se os meninos e meninas são maiores, não caia na tentação de deixá-los por sua própria conta. Eu garanto que eles vão se entediar rapidamente e/ou vão se “hipnotizar” nas diversas telas (computador, TV, celular), o que não é saudável diante do longo tempo de isolamento que teremos que enfrentar.
Não vou me alongar aqui, mas queria sugerir alguns recursos para quem tem filhos pequenos (os meus um dia foram e sei como é):
leia com eles e para eles - torne-se um contador de história
ensine alguma coisa do dia-a-dia que você ainda não teve tempo ou mesmo não havia pensando em ensinar - ver horas num relógio analógico, algum jogo da sua infância, amarrar sapatos, arrumar o quarto (forrar a cama já é um grande desafio) ou até mesmo a enrolar um brigadeiro.
Jogos de tabuleiro e aqueles que só tem graça em família são uma boa pedida
Rola até um filme, mas façam juntos. Não deixe seu pequeno sozinho na frente do celular ou da TV. Seja companhia para ele.
Algumas escolas têm disponibilizado tarefas e aulas virtuais, se for seu caso, leve a sério e faça com seu filho o que a escola orienta.
Sei que não é fácil, mas se não temos outras escolhas, vamos tirar o melhor proveito possível desse tempo.
6.Exercite-se, em casa!
Parece chover no molhado, mas a atividade física é sinônimo de bem-estar. Todos sabemos que ficar totalmente parado não faz bem para ninguém. Então, mexa-se.
Mas cuidado. Os parques e academias estão fechados pelo simples fato de que a aglomeração não é recomendável em tempos de pandemia. Mas isso não é desculpa para não fazer exercícios.
A internet tem alguns instrutores que podem te ajudar de forma virtual, cutuque seu personal trainer e faça seu treino habitual. Não aconselho tentar coisas novas, sempre existe risco de lesão, mas MEXA-SE, DENTRO DE CASA.
7. Cante
Cante, dance, toque seu instrumento, ouça ou faça música . A música tem o poder de desarmar os ânimos, de trazer alegria e faz bem a alma. Não economize na alegria vindo da música e da arte.
8. Seja grato.
Não coloque seu foco no que não está bom. Não fique pensando no que não tem, no álcool em gel que acabou, na máscara que não tem, na fila no supermercado. Seja grato pelo que você tem e pela possibilidade de manter sua saúde e de outros ao seu redor.
Cuide do seu espírito. Seja agradecido pelo que Deus lhe confiou.
Comments