top of page

O remédio venceu! E agora?

Estamos em 2020 e o descarte de qualquer coisa, desde o lixo doméstico até o resíduo industrial, não pode ser encarado de qualquer forma.

A responsabilidade pela manutenção meio ambiente é de todos. E hoje quero falar sobre o descarte daqueles medicamentos que, infelizmente ou não, compramos e não utilizados todo e eles acabam vencendo nos armários da nossa casa.

O ideal seria não comprarmos além do que vamos usar, mas isso ainda não acontece e acabamos comprando mais e perdendo dinheiro assim.

Vamos, então, minimizar os danos e fazer o descarte correto da medicação vencida em nossa casa.

Se você é do DF, existe uma lei aqui que diz que todo estabelecimento de saúde é "obrigado a disponibilizar em suas dependências recipientes para que a população realize o descarte de medicamentos inservíveis". LEI Nº 5.591, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2015

Sendo assim, quando você não souber o que fazer com a medicação que não lhe serve, procure SEMPRE uma unidade de saúde, farmácia ou hospital. O importante é que não devem JAMAIS ser jogados no lixo comum, muito menos esmagados e/ou vertidos na rede de esgoto.

Outra opção é, para medicamentos não controlados e ainda não vencido, como analgésicos comuns, antitérmicos, anti-inflamatórios, etc, doar para instituições como asilos que tenham atendimento médico responsável (verifique isso). Às vezes o que não nos atende mais pode servir para outros.

TODO DESCARTE DEVE SER, ANTES DE TUDO, CONSCIENTE.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page